Algumas palavras sobre o Mapa Mental

Mapa Mental

Criado por Tony Buzan, o Mapa Mental é uma ferramenta super interessante e muito versátil. Tirar da cabeça e colocar no papel para que as ideias se realizem (aliás, o slogan da Switch and Note https://sissametzger.com.br/) fica fácil com o uso do Mapa Mental. 

Ao invés de textos lineares que nos fazem ler frases compridas, quando vemos uma figura ou uma palavra, nosso cérebro já capta a mensagem e nos leva adiante. 

O que você precisa para experimentar este método é simplesmente papel e caneta. E usar a cabeça! A partir de um tema central que pode ser retratado através de um desenho, de um símbolo e de uma palavra-chave, você irá trazendo todos os assuntos que fazem parte, por meio de linhas que vão se ligar umas às outras. 

Aqui surge a criatividade. Uma ideia puxa a outra. O famoso brainstorm, com esta técnica, fica muito poderoso, pois possibilita associar as ideias e informações e colocá-las no lugar certo. Assim as categorias surgem naturalmente.

O intuito deste modo de trabalhar é ter uma visualização rápida e completa do assunto. Nos dá clareza e faz com que possamos reconhecer os principais conceitos que queremos abordar.

Quando falamos de organização, a hierarquia é bastante importante porque ela identifica o que vem primeiro e o que vem depois, por onde começar e qual caminho seguir. Esta hierarquia é determinada através da sequência das ideias e é graficamente elaborada apoiada pelo uso de cores e pela espessura dos traços que vão sendo colocados. A ideia central deve ser bem destacada com linhas grossas e suas ramificações, os assuntos secundários ganham linhas mais finas: o geral e suas particularidades. 

E à medida que as ideias são colocadas vai aparecendo um mapa, “o mapa”. Esta representação de um conteúdo facilita sua análise, sua compreensão e sua organização, melhora o entendimento e possibilita e favorece a tomada de boas decisões.

E em que podemos aplicar este método? Falamos acima sobre a versatilidade desta ferramenta. Ela pode ser usada para o desenvolvimento de projetos, para a construção de palestras e apresentações, para a organização das tarefas e pode ser também uma forma para anotar aulas. 

Aproveite bem este recurso!